9.11.04

Só se o homem mandar III

Sabes?, dizem-me que falo demasiado contigo, que tu não percebes nada do meu ladrar mas que mesmo assim insisto nessa patética história de comunicar contigo. Explico-lhes eu que ficas mais calmo quando te explico que saio mas que volto, que queria ficar contigo ou levar-te para o pesadelo do trabalho mas que eles não me deixam e portanto tens de ficar na casa que é caixa sem jardim porque nós somos assim para o remediado, não é Lindocão? E explico-lhes mais: digo-lhes que quando não falo contigo tu ficas agitado, que os vizinhos impacientam-se e, de trombas arreliadas, queixam-se dos teus queixumes caninos. Digo-lhes que quando chego do emprego a casa está virada do avesso. Sabes o que eles fazem? Gracejam e viram-me a cara. Assim, como tu fazes, quando te digo que hoje não te posso levar para a praia porque o tempo não deixa. O tempo! Isso, sim; percebo que não percebas! Mas o resto? Entendes. Percebemo-nos. Porque somos iguais, Lindocão. Às vezes também me olham de esguelha, sabes?, desconfiados das minhas poucas falas. Também eu sou o rafeiro, também eu sou o esquisito, aquele que se afasta, aquele que não quer saber das intrigas, aquele que ladra para não ser mordido, aquele rafeiro que se isola, aquele cão que não comenta quem come quem e quem fica com a melhor parte. O diferente, rosnam. O que ouve mais e fala menos, de menos. De menos? Que querem eles, Lindocão? Não sabemos, não. Nem saberemos nunca. Mas há-de chegar o dia em que seremos mesmo iguais. Serei eu o cão. É uma ordem! Ainda sou humano; ainda mando eu. Não te quero humano. Serei eu o cão.
É tudo mais fácil. Acredita. Não nos preocupamos em saber o que é MESMO gostar, em saber o que é moral. Não nos preocupamos com as complexas relações entre bípedes. É mais fácil. Comunicamos com cheiradelas ocasionais, com poucos latidos porque quanto mais se diz mais incompreensão se gera. E andamos os dois por aí. Assim: livres e bem dispostos. Está combinado. Eu, o cão.


Elliott Erwitt - New York, 2000

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://drclitoris.blogspot.com

Dr.Clit

1:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home