14.4.05


Friedrich Wilhelm Murnau (1888 - 1931) ficou na História do Cinema como um dos grandes génios da sua época, ligado à corrente artística que nos anos vinte surgiu na Alemanha do pós-guerra, e que da sombra, do medo e da perturbação emergiu, com a sua estética fantasmagórica e subjectiva, naquele movimento que ficou conhecido como expressionismo alemão*. Virado para o mundo interior de personagens em tumulto numa atmosfera sinistra, o expressionismo alemão teve em O Gabinete do Dr. Caligari um dos filmes impulsionadores da corrente, filme realizado por Robert Wiene em 1919, com todos os cenários em tela pintada. Em 1922 Murnau realiza Nosferatu, numa adaptação de Drácula de Bram Stocker. Neste filme admirável e premonitório, Murnau afasta-se da estética de Wiene, privilegiando a acção, rodada em cenários naturais - será este o seu rumo.

O filme de Murnau que aqui trazemos é Sunrise/Aurora (1927) **, baseado no romance Die Reise Nach Tilsit ("Viagem a Tilsit") de Hermann Sudermann, um dos mais belos filmes da história do cinema. Aurora é uma reflexão sobre as decisões humanas, obra superiormente filmada e carregada de um simbolismo que percorre toda a película. Entre o sonho e a realidade, o protagonista procura o sentido da vida, numa viagem em que se depara com a confrontação do que o rodeia e com ele próprio, descendo aos abismos da dúvida, da interrogação, do remorso e do arrependimento. Encarrega-se a vida, os factos quotidianos e a natureza de mostrar àquele homem o sentido que deseja para a sua vida: uma mudança radical, abandonando tudo pela fantasiosa imaginação de um mundo por um momento ideal, perfeito, porque nascido do sonho, ou recuperar a existência consciente? Onde está a felicidade? Na vida real ou na vida imaginária? Que caminho seguir? E que papel tem o sobrenatural naquele cenário especifico, nos nossos desejos íntimos e nas nossas decisões? Concreta e ao mesmo tempo mística, esta obra-prima, poética, esteticamente emocionante, garanto-vos, fica na memória. Pelo menos, na memória de alguns, daqueles que ainda vivem o cinema como arte total, e que se permitem (e procuram) ficar como este filme: mudos... e pensativos...
* "O expressionismo alemão é uma cultura de crise, reflexo do profundo desalento espiritual gestado nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial. A face da morte, estampada nos rostos de milhões de jovens precocemente ceifados, despertou os sentimentos de terror, misticismo e magia, adormecidos nas mais recônditas paragens da alma alemã. A certeza positiva dos sonhos de glória do imperialismo germânico cedeu espaço à sombra da derrota, da humilhação e do desespero. O renascimento do horror foi, pois, o fermento ideal para o surgimento do espírito expressionista, fim de todas as ilusões de poder alimentadas pela lucidez delirante da Era Bismarckeana. Povoado de incertezas e sombras, surgia, inclemente, um novo mundo, e o movimento expressionista, apoteose do indistinto e do vago, se transformaria na estética perfeita para esta realidade atroz."
** "A expansão da consciência pressupõe uma retracção das pretensões e uma perda do egocentrismo, e neste ponto a maior parte das pessoas volta atrás. Para não perder aquele falso senso inicial de segurança, aquela ilusão de que ele próprio é o centro do mundo, de que ele próprio decide livremente sua vida, o sujeito fecha os olhos ante a máquina do mundo, baixa a cabeça, e daí para diante é igual a um carneiro, ou um porco, ou um ganso; mas um carneiro, um porco ou um ganso que continua com a ilusão de que é uma grande coisa.
Nesse sentido específico, o personagem do filme aceita o mais plenamente possível a condição humana. Ele entende e assume o que se passa. Ele entende que sua vida é determinada por um diálogo, um confronto, com forças infinitamente poderosas, forças que podem inclusive fazer com ele uma piada sinistra. Aliás, o título do filme, Aurora, nascer do sol, tem um motivo bastante óbvio. O personagem do filme é o verdadeiro twice born, o renascido em Deus, o renascido no reino do Espírito."

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cinema Portugues quase não passa no Brazil mais tem uma leva muito grande de atores Portugueses que estão atuando na nossa dramturgia.
Bem te vejo um dia

3:55 da tarde  

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