7.1.05

Só se o homem mandar V

Vamos, Lindocão? Vamos entrar na floresta e embrenharmo-nos nas veredas abertas pelos felizes viandantes amigos da Mãe Natureza. Vou eu matar o meu tempo, vais tu ganhar o teu. Vai a saúde de ambos se alimentar das árvores. Da minha parte arejar estes pulmões manchados pelo veneno do vício. Vou eu, andando, ver-te saltitar endoidecido, furiosamente correndo para agarrar essa inaudita felicidade canina sem saberes que ela, de um segundo para o outro, te pode fugir. Ver-te correr pelos riachos. Perseguires restolhares inaudíveis ao meu ouvido de tísico, mas humano, demasiado humano para me aperceber de certos tons que da pequena subtileza faz vida intensa. E ficar eu feliz também, por te ver assim. Assim, correndo na e pela vida. É curta, não é? E sorte tens tu em desconhecer essa mortal certeza do fim. Que ele esteja longe! Muito mais longe do que o caminho que temos de percorrer pela civilização até chegar ao teu paraíso de cheiros e divertimentos. E o bom dia não acaba aqui. Tenho mais uma surpresa para ti. Na vinda, ou à vinda (como preferes?), passamos por aquela vivenda branca e rosa. Sabes qual é, pois então. É aquela da tua amiga que tantas brincadeiras te ladra, pedindo com latidos as tuas leves mordeduras apaixonadas. Bem os vejo, eu. Aqueles jogos aparentemente pueris de cachorros sem apetites com fins. Mas, sabes, até se podem enlaçar. É verdade. Esterilizada! Foi a dona que a secou. Desculpa a conversa... Mas fica descansado. Eu não te faço isso. Dizem que ficavas mais manso. Quero-te lá manso, eu! Diverte-te, canino. E olha que ela é engraçada. A atirar assim para o finório. Demais, talvez, na minha opinião que nada vale nem chamada é pelo teu sentir irracional das coisas. Tem um ar emproado, acho eu, mas, se vocês se querem, não quero eu ser o carrasco desse vosso amor. Não é assim, Lindocão? É pois! Vamos lá correr para depois, só depois, a vermos.

Elliott Erwitt - New York, 1999

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

:) Belíssimo!



pnc

2:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bonito cão. é pena não ser meu

12:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home