23.6.05

Por Outros Lados...

(...)
"Não há tradição portuguesa, na generalidade, de bons críticos no sentido de alguém capaz de dedicar consideração (em sentido etimológico) a uma obra, salvo algumas excepções em que destaco João Lopes, para referir um honroso exemplo no caso do cinema. Há críticos honestos e discretos mas pouco apelativos ao leitor comum, há críticos que acredito se creiam honestos mas cujo perfil os denuncia em sentido bem diverso.
E depois há todo um exército (é este o termo exacto para o espírito corporativo e/ou castrense de que enfermam e que nem fazem qualquer questão em camuflar, ostentando-o mesmo como farda de gala) cujo papel mais tem de 'jornal-de-parede' à luz de qualquer manual de marketing, ainda que elementar, e que vai escrevendo aqui e ali textículos rudimentares em que promove um autor de quem é, frequentemente, amigo, compincha, sócio, etc. (para evitar recorrer a eufemismos)."

6 Comments:

Blogger dragão said...

Eu opero de alfange. Essa senhora é de bisturi-laser!...

7:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tem razão, dragão, o bisturi é, com efeito, o meu verdadeiro instrumento de trabalho :) mas não creia que subestime (nem superestime) alfange nenhum porque ambos têm o seu lugar e oportunidade.

Ah, e gosto deste 'rato' que venho observar como aos meus de laboratório :p

11:36 da manhã  
Blogger r said...

Já eu, se me é permitido, sou mais adepto dos injectáveis, recorrendo a todas as "classes": dos profilácticos aos letais. É o meu instrumento a agulha de picadela fina, por onde vão saindo as pequenas e aparentemente insignificantes doses, às vezes crendo que na acumulação, como tantas vezes se vende, é que está o ganho… Convosco, bons operadores, só tenho a aprender.

Ah, observar... e estudar? Se assim for, gosto disso!

5:38 da tarde  
Blogger r said...

Estudar no sentido de analisar, meditar, claro está.

6:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um homeopático. E zen, mas q bom :)

7:10 da tarde  
Blogger r said...

:o)

12:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home